Policia em Ação para derrubar fraudes por app de mensagens Instantâneas

Organização criminosa utilizava perfis falsos para pedir depósitos bancários a parentes e amigos das vítimas

A Polícia Civil de Goiás, em ação integrada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou operação Data Broker nesta sexta-feira (4) com o objetivo de derrubar uma organização criminosa especializada em fraudes por aplicativo de mensagens em Goiás e Minas Gerais. 


As autoridades cumprem sete mandados de busca e apreensão em quatro endereços diferentes em Goiânia (GO) e em uma ala da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães. Também são cumpridos dois mandados de busca e apreensão em dois endereços na cidade Montes Claros (MG). 


De acordo com o Ministério da Justiça, os suspeitos criavam perfis falsos no WhatsApp, com imagens e nomes de médicos, dentistas, promotores de justiça e juízes. 


Estas pessoas enviavam mensagens pelo app pedindo depósitos bancários a parentes e pessoas próximas das vítimas. Segundo a pasta, "o acesso aos dados period obtido por meio da compra das informações em lugares na Internet. No momento das investigações ficou Claro a participação de integrantes de uma organização criminosa na prática delitiva". 


 Operação, wail comando da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Goiás, contou com o apoio do Laboratório de Operações Cibernética da Seopi/MJSP (Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública). 


A juíza da Vara dos Feitos Relativos às Organizações Criminosas e Lavagem de Capitais do Estado, Placinda Pires, determinou o bloqueio, exclusão de oito vendas ilegal de dados.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.