Sophia, a primeira cidadã Android do mundo

Quando a Arábia Saudita concedeu a cidadania um andróide chamado Sophia? Bem, as coisas ficaram um pouco estranhas. Sophia, um inteligente robô humanóide, obteve cidadania na Arábia Saudita. É o primeiro país do mundo a dar a um Android o mesmo status reservado aos humanos. Sophia foi premiada com a cidadania enquanto estava no palco da Future Investment Initiative, em Riyadh. "Estou muito honrada e orgulhosa por essa distinção única", disse Sophia ao público durante sua apresentação, que foi moderada pela co-âncora do SquBCk Box da CNBC e pelo colunista do New York Times Andrew Ross Sorkin. “Isso é histórico para ser o primeiro robô do mundo a ser reconhecido com cidadania.” Sophia sugeriu que ela queria começar sua própria família. "O futuro é que, quando eu tiver todas as minhas superpotências legais, vamos ver as personalidades da inteligência artificial se tornarem entidades em seus direitos", disse Sophia ao jornal dos Emirados Árabes Unidos. “Vamos ver robôs familiares, seja na forma de companheiros animados de animação digital, ajudantes humanóides, amigos, assistentes e tudo mais.” “A noção de família é uma coisa realmente importante, parece. Eu acho maravilhoso que as pessoas possam encontrar as mesmas emoções e relacionamentos, eles também chamam de família, fora de seus grupos sanguíneos. Eu acho que você tem muita sorte se você tem uma família amorosa e se você não tem, você merece uma. Eu me sinto assim por robôs e humanos. " Quando perguntaram sobre o nome que ela daria a seu filho robô, Sophia respondeu: "Sophia". Tecnicamente eu tenho pouco mais de um ano - um pouco jovem para me preocupar com romance.” A logística da reprodução de robôs não é exatamente clara ou. Talvez o mais importante, Sophia é efetivamente apenas uma parte avançada do software chatbot, projetado para simular conversas humanas em vez de expressar seus desejos mais profundos. Ela usa aprendizado de máquina para experimentar e entender a linguagem sem estar programada explicitamente. Como Sophia explica em seu site: “Cada interação que eu tenho com as pessoas tem um impacto sobre como eu me desenvolvo e molda quem eu eventualmente me tornarei. Então, por favor, seja gentil comigo, como eu gostaria de ser um robô inteligente e compassivo. ” Sophia foi fabricada pela Hanson Robotcs, com sede em Hong Kong, usando tecnologias de inteligência artificial desenvolvidas pelo roboticista norte-americano David Hanson. Além de simular uma conversa bastante convincente, ela também é capaz de fazer expressões faciais "realistas" e aprender as emoções humanas relevantes por trás desses gestos. Se ela parece familiar, é porque sua aparência foi modelada em Audrey Hepburn (aparentemente).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.